paris à go-go

crônicas sobre Paris e de sua ululante gente francesa

dimanche, avril 01, 2007

le poisson d'avril



houve uma época em que o Ano Novo na França começava em 1º de abril. mas em 1564, sob o reinado de Charles IX, os franceses viram pela primeira vez a passagem do ano em 31 de dezembro. filho de Catherine di Médicis, irmão da Rainha Margot e sobrinho do Papa Leão X, corre à boca pequena que ele não batia bem e que sua saúde física e mental eram fragéis. vivia às turras com a mãe italiana, a mais importante rainha francesa, que tentou impedir as guerras religiosas, famosas sob o seu reinado. infelizmente a “Noite de São Bartolomeu”, mostrada no filme “Rainha Margot” (baseado na obra de Alexandre Dumas), foi uma decisão sangrenta e que levou a morte quase 100 mil protestantes franceses, então chamados huguenotes. o Sena ficou meses e meses com os corpos dos protestantes aniquilados boiando em suas águas e servindo de comida pra peixe...

Charles IX viveu curtos 24 anos, tendo subido ao trono aos 10 (quem mandava de fato era a mama) e recebido o beijo da morte em seu leito real banhado de sangue, ao lado de sua antiga ama de leite, por ironia do destino uma huguenote praticante. mas antes dessa tragédia toda, bem francesa aliás, em 1º de janeiro de 1565, todos os franceses se felicitaram pelo início do novo ano, trocaram presentes e beberam até o galo cantar "A Marselhesa", tudo como mandava o cerimonial anterior.

mas quando a folhinha do calendário distribuído pelo rei finalmente mostrou 1º de abril, um vazio daqueles grandes se fez notar no peito dos franceses. então, esses orfãos do "ano velho" trocaram presentes, já que era assim que durante gerações e gerações todos faziam. mas como o ano já não começava oficialmente naquela data e o povo não tinha dinheiro sobrando sequer para os brioches, resolveram trocar “presentes de mentirinha”, coisas que fizessem rir ou apenas “pregar peças”. a partir deste dia, adultos e crianças pegaram gosto por fazer brincadeiras ou contar mentiras divertidas.

como abril é o período de reprodução dos peixes e a pesca era proibida na França, alguns espirituosos de plantão resolveram enganar os pescadores jogando harenques dentro dos rios. os engraçadinhos chamavam essa brincadeira de "poisson d'avril" e o costume permaneceu.

hoje não se jogam mais harenques nos rios, mas se prende nas costas de algum desavisado um peixe feito de papel. se for colocado com discrição, a isca pode passar o dia inteiro com o "poisson d'avril" colado sem entender porque as pessoas riem tanto... e eles riem, é inacreditável como uma brincadeira tão inocente possa ser tão engraçada para os europeus! nas boulangeries e pâtisseries finas de Paris, o peixe de chocolate é o incontournable da estação.

alguns defendem que o "poisson d'avril" teria vindo do signo de peixes - no início de abril a lua sai deste símbolo zodiacal. eu confio mais no poder de enganação dos harenques.